Contabilidade é um Instrumento de Gestão

Segundo a definição oficial, contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio da uma entidade, sendo que, nesse caso, entidade pode ser empresa, instituição ou órgão público, todos precisam da contabilidade.

A contabilidade trabalha o registro e a análise dos fatos que dão origem a formação, a movimentação e as variações patrimoniais da entidade, justamente para fornecer aos seus administradores as informações necessárias para a tomada de decisões estratégicas.

No Brasil, toda empresa ou instituição, não importa o tamanho ou o faturamento, precisa de um contabilista responsável para responder pela sua contabilidade perante o fisco, seja na área tributária, trabalhista ou previdenciária.

Muita gente pensa na contabilidade apenas como uma obrigação governamental, quem a enxerga assim, infelizmente, vê nela apenas o seu caráter burocrático, que não deixa de existir, mas ela vai muito além, qualquer empresa pode obter muitas vantagens com a contabilidade.

Tipos de Contabilidade

Existem vários tipos de contabilidade, além dessa que é meramente tributária, que a grande maioria das empresas utiliza apenas para apuração dos impostos e estar em dia com o fisco.

A nossa legislação tributária, que consiste num emaranhado de leis, decretos, instruções normativas e outras normas jurídicas que tornam a gestão contábil e tributária extremamente complexa.

O empresário, devido a correria do dia a dia e o foco no próprio negócio, está acostumado aquela contabilidade apenas para cumprir a burocracia e talvez não saiba que essa ciência pode ajudar e muito na lucratividade e gestão do seu negócio.

Existem vários tipo de contabilidade, a tributária a qual estamos mais acostumados, mas existe também a gerencial, a financeira, a de custos, entre outras que podem proporcionar a empresa um modelo diferente de gestão, mais voltado a otimização dos resultados.

A Importância da Contabilidade

Nós acreditamos que as empresas e instituições precisam tirar mais vantagens do uso da contabilidade e do próprio profissional contabilista.

Desta forma, o profissional da contabilidade pode oferecer soluções inovadoras, agregar valor aos negócios, diminuir custos e ajudar a maximizar os resultados.

O empreendedor tem que ter foco no seu negócio, na verdade ele já tem tarefas demais, pensar no atendimento ao cliente, no qualidade do seu produto ou serviço.

Assim serviços de gestão contábil, gestão de folha de pagamento, apuração de tributos são tarefas que devem ser terceirizadas.

A contabilidade deve ser vista como uma fonte de informação indispensável para que a empresa cresça de forma consistente e duradoura.

Desta forma, o trabalho do contabilista é essencial para que se alcance resultados positivos e ajude a empresa a se valorizar a cada dia.

E, para finalizar, convido você a refletir comigo sobre quais os benefícios a contabilidade pode trazer para as empresa em geral.

A contabilidade pode ajudar na gestão financeira da empresa ou instituição, proporcionando ferramentas que ajudam a equilibrar receitas, custos e despesas.

A falta de gestão financeira é um dos principais motivos de fechamento das empresas nos seus primeiros anos de vida.

A partir das informações da contabilidade, a empresa pode se tornar mais produtiva e competitiva, os dados contábeis podem ajudar a empresa inovar em produtos ou serviços, a adquirir novos equipamentos, ter uma melhor gestão do estoque e ser mais eficiente na sua administração.

Além da carga tributária, as empresas têm uma série de outras obrigações, sem o auxílio da contabilidade ela fica exposta ao pagamento de multas e mesmo a restrições que podem impedir que o negócio funcione, por isso é tão importante o trabalho do contabilista.

Em um mercado cada dia mais competitivo, a contabilidade se torna mais importante e essencial para as empresas, exigindo mais dinamismo e eficácia dos profissionais envolvidos, sempre no sentido de gerar valor para as empresas e instituições.

Deixe um comentário

Click to access the login or register cheese